tecnologia,
90 seg

Ep. 1644 Henrique Madeira – Como prevenir o erro humano no desenvolvimento de software?

October 26, 2023

Esta investigação está a desenvolver ferramentas que permitam reduzir o erro humano no desenvolvimento de software.


Henrique Madeira, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no Centro de Informática e Sistemas (CISUC), está a estudar soluções que permitam reduzir o erro humano na cadeia de desenvolvimento de software.

“As falhas de software são um grande problema. Estas falhas são aquilo que chamamos comummente de bugs e ocorrem quando um programa bloqueia ou não faz o que pretendemos. Estes bugs não são mais do que o resulto de erro humano na longa e complexa cadeia de desenvolvimento de software”, conta.

Na Universidade de Coimbra está a ser desenvolvida uma linha de investigação interdisciplinar de grande escala para estudar esta problemática, que envolve neurociências, engenharia biomédica, psicologia cognitiva, inteligência artificial, engenharia de software e várias disciplinas de informática.

“Trabalhamos em várias frentes mas temos como objetivo principal identificar as causas do erro humano no contexto do desenvolvimento de software. Por exemplo, numa perspetiva de neurociências, queremos perceber porque é que um programador comete um erro de software, e porque é que num determinado contexto não é capaz de identificar um bug numa operação de código”, explica.

Por outro lado, estão a ser desenvolvidas ferramentas não intrusivas que podem ser utilizadas no dia-a-dia para tentar ajudar os programadores a prever onde estão os bugs no código.

Isto é feito não através do código, mas sim olhando para os próprios programadores. Estas ferramentas vão, por exemplo, monitorizar a carga cognitiva, os níveis de stress, e os desvios de atenção, para identificar estados cognitivos que potenciam o erro humano.

Desta forma será possível alertar o programador para fazer uma pausa, ou no mínimo identificar quais as linhas de código que foram escritas durante estes momentos e que devem ser revistas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC | CISUC

Scroll to top