Este projeto está a estudar o uso de veículos aéreos não tripulados de baixo custo para a modelação tridimensional do terreno e da vegetação.
Sandra Heleno, investigadora no CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente no Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver o projeto ALTITUD3 com o objetivo de validar o uso de tecnologia low-cost para o mapeamento tridimensional da superfície.
Os modelos tridimensionais da superfície são obtidos através da combinação de fotografias aéreas, tiradas de diferentes perspetivas, que são combinadas usando técnicas oriundas do campo de visão por computador, nomeadamente uma técnica que em português se chama estrutura através do movimento.
No âmbito deste projeto estão a ser realizados ensaios de validação desta tecnologia na falha do Vale do Tejo, no Parque Natural de Sintra, onde está a ser modelada a estrutura da floresta, e no Parque Natural da Estrela, cujo foco de estudo são as formas de relevo.
“Estamos a utilizar técnicas avançadas de aprendizagem automática, em inglês machine learning, para diferenciar e medir componentes importantes nos modelos, como por exemplo, estimar a altura das árvores, a espessura do seu tronco, e o volume da vegetação mais próxima do solo. Isto é muito importante na gestão florestal e sobretudo na gestão dos combustíveis para prevenção de incêndios florestais”, revela.
O conhecimento gerado neste projeto irá permitir disponibilizar às entidades competentes uma técnica de mapeamento tridimensional de superfície a custos competitivos em comparação com as técnicas usadas atualmente.
O projeto ALTITUD3 – Assessment of Low-cost Aerial Intelligent systems for natural Terrain 3D mapping é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CERENA | IST