química,
90 seg

Ep. 1652 Luís Martins – Projeto desenvolve solução para reduzir o impacto dos asfaltenos na extração de petróleo

November 07, 2023

Os asfaltenos são uma família de compostos orgânicos do petróleo bruto. Devido ao seu peso estes compostos podem formar espessas camadas no interior de tubos e válvulas e dificultar a extração de petróleo.


Luís Martins, professor no Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Évora () e investigador no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/Requimte), está a desenvolver uma solução com base em líquidos iónicos para reduzir o impacto dos asfaltenos no processo de extração de petróleo.

“Em determinadas condições os asfaltenos tendem a precipitar e a formar espessas camadas de sólido em torno da parte interna dos tubos, nas válvulas, e nas uniões. Em situações mais complicadas eles podem impedir o fluxo de petróleo e parar a sua produção, dificultando o seu manuseamento, e criando mais resíduos”, explica.

Neste projeto, Luís Martins está a estudar o uso de líquidos iónicos como aditivos para minimizar a precipitação dos asfaltenos.

Os líquidos iónicos são compostos constituídos por um catião e por um anião, em tudo similares a outros compostos iónicos que usamos no nosso dia-a-dia como o sal de cozinha (cloreto de sódio), o óxido de magnésio, ou o brometo de potássio.

Contudo, ao contrário destes sais, os líquidos iónicos possuem um ponto de fusão muito baixo que faz com que estes sejam líquidos à temperatura ambiente.

Este projeto está a testar como diferentes líquidos iónicos reagem com moléculas de asfalteno. O objetivo é perceber se estes compostos são capazes de minimizar a tendência que o asfalteno tem para se precipitar, e assim reduzir o seu impacto no processo de extração de petróleo.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | | LAQV

Scroll to top