química,
90 seg

Ep. 1233 Luísa Margarida Martins – Projeto NETA usa casulos de insectos para o tratamento de águas residuais

January 05, 2022

ep1233_interiorO objetivo deste projeto é usar resíduos da produção de insetos para alimentação e dar-lhes uma nova vida no tratamento de águas residuais e no desenvolvimento de polímeros biodegradáveis.


Luísa Margarida Martins, professora associada no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no Centro de Química Estrutural (CQE), está a desenvolver o projeto NETA – Novas Estratégias de Tratamento de Águas Residuais, em parceria com a empresa EntoGreen.

A EntoGreen é uma empresa que se dedica à produção de insetos para alimentação, nomeadamente de moscas soldado negro. Este inseto tem uma fase larvar que produz um casulo antes da sua metamorfose final. Estes casulos atualmente não têm qualquer tipo de aplicação e portanto constituem resíduos sem valor económico.

No entanto, estes casulos são constituídos por quitina, um polissacarídeo que pode ser convertido em quitosano e que, por sua vez, pode ser usado na produção de plásticos biodegradáveis.

O projeto NETA visa assim usar os casulos das larvas de moscas soldado negro para produzir membranas de tratamento de águas residuais com base nestes bioplásticos.

Estes polímeros poderão também ser usados como suportes de catalisadores aplicados na indústria química.

Desta forma será possível facilitar a reciclagem e a reutilização dos catalisadores metálicos que estarão ancorados nestes suportes, tornando os processos mais sustentáveis e reduzindo os custos para a indústria.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Google Scholar | CQE 

Scroll to top