educação,
90 seg

Ep. 1658 Xana Sá-Pinto – Projeto Bibliolab quer abrir as escolas às comunidades

November 15, 2023

Este projeto tem como foco o desenvolvimento de atividades nas áreas da biodiversidade, sustentabilidade, e ambiente.


Xana Sá-Pinto, investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (UA), participa no projeto Bibliolab com o objetivo de ajudar os professores a desenvolver atividades que permitam dar às escolas uma participação mais ativa nas suas comunidades.

O Bibliolab permite aos professores trabalhar em conjunto com instituições e organizações comunitárias para planear e implementar atividades educativas dentro e fora da escola.

A ideia deste projeto é fomentar o ensino transdisciplinar, promovendo atividades que conjugam a aprendizagem de disciplinas como ciências, matemática, e português, permitindo que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura enquanto trabalham em soluções para problemas que afetam a sua comunidade, mas também o resto do Mundo, como a pesca, a segurança marítima, a mobilidade suave e coletiva, ou a proteção da biodiversidade.

“No âmbito destes problemas e com a comunidade os alunos aprendem sobre diversas disciplinas, ao mesmo tempo que desenvolvem competências que são muito importantes para planearmos futuros sustentáveis”, acrescenta.

O projeto Bibliolab é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e co-coordenado pela Universidade de Aveiro (UA) e pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), contando ainda com a participação de escolas do ensino básico e secundário, organizações não-governamentais, centros de ciência, bibliotecas, e autarquias.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top