eng. civil,
90 seg

Ep. 1686 Eduardo Pereira – Projeto K2D quer usar os cabos submarinos para estudar o oceano profundo

December 25, 2023

Serão colocados sensores ao longo de cabos submarinos para estudar o oceano profundo e a atividade humana em alto-mar.


Eduardo Pereira, professor no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia Universidade do Minho (UM) e investigador no ISISE – Instituto para a Inovação e Sustentabilidade em Engenharia de Estruturas, participa no projeto K2D com o objetivo de desenvolver estratégias de monitorização e de observação do oceano à escola global.

O K2D pretende dar resposta à necessidade de conhecimento sobre a biodiversidade e sobre os ecossistemas marinhos, mas também sobre a atividade humana em alto-mar e os riscos associados a esta atividade.  

Para tal, serão aproveitados os cabos submarinos já existentes, visto que estes oferecem acesso ao fundo do mar à escala global de uma forma extensiva, o que permite a criação de um sistema de monitorização no fundo do mar através da colocação de sensores nestes cabos submarinos.

O desafio deste projeto passa também por transformar esta rede de cabos submarinos numa infraestrutura de suporte para a operação de robótica submarina, de veículos autónomos, e de veículos e sistemas que permitam obter informação de uma forma permanente e à escala global sobre o oceano.

O projeto K2D: Knowledge and Data from the Deep to Space é financiado no âmbito do programa MIT Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top