bioquímica,
90 seg

Ep. 1693 Filipa Fernandes – Esta pulseira liberta um odor que evita a picada de mosquitos

January 03, 2024

Este odor faz com que o mosquito não identifique a pessoa como uma potencial fonte de alimento e evita que ela seja picada.


Filipa Fernandes, chefe de laboratório na empresa OOZE NANOTECH e na Flexincredible, desenvolveu uma pulseira que liberta um odor capaz de prevenir a picada de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya, e malária.

Isto é conseguido através de uma tecnologia de libertação de odor controlado que permite camuflar a nossa pele contra mosquitos transmissores de doenças.

Esta pulseira tem que ser colocada no pulso e no tornozelo junto à pele. Através da nossa temperatura corporal é libertado um odor muito específico e direcionado para duas espécies de mosquito.

Este odor vai fazer com que o mosquito não identifique o humano como fonte de alimentação. Ao contrário dos repelentes, o mosquito pode aproximar-se e até pousar na nossa pele mas não é capaz de nos identificar como fonte de alimento e assim não nos pica.

Este dispositivo contém uma cera no seu interior que está carregada com um perfume. Esta cera é aquecida pelo nosso próprio calor corporal e ao aquecer liberta este perfume.

Os testes já realizados com esta pulseira demonstram uma eficácia de 98% ao fim de 30 dias, e de 50% ao fim de seis meses. Atualmente, esta tecnologia está validada para um mês de utilização.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | OOZE NANOTECH

Scroll to top