nutrição,
90 seg

Ep. 1706 Belmira Neto – Projeto analisa pegada de carbono das refeições em cantinas universitárias

January 22, 2024

A ideia é ajudar os alunos a tomar uma decisão mais informada e a fazer opções sustentáveis.


Belmira Neto, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), está a colaborar com o Grupo Trivalor para determinar a pegada de carbono das refeições produzidas por esta empresa.

Um terço das emissões de gases com efeito estufa que são libertados no ambiente têm origem nos sistemas alimentares. Este foi o mote para o desenvolvimento deste projeto que visa estimar as pegadas de carbono das refeições servidas pelo Grupo Trivalor, uma empresa que produz cerca de 70 milhões de refeições por ano.  

Com base neste objetivo foi criada uma base de dados com cerca de 400 alimentos utilizados por esta empresa para determinar qual a pegada de carbono das diferentes refeições por ela servidas.

Com este projeto, Belmira Neto pretende despoletar uma campanha de sensibilização junto da comunidade estudantil para que os estudantes escolham a opção mais responsável com base na informação sobre a pegada de carbono das suas refeições.

Através de uma equipa multidisciplinar, este projeto pretende dotar a população de conhecimento sobre a sua responsabilidade individual na escolha da refeição permitindo assim traçar um caminho para a sustentabilidade alimentar.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP | LEPABE

Scroll to top