medicina,
90 seg

Ep. 1708 Marta Costa – Investigação estuda eficácia de tratamento inovador contra cancros agressivos

January 24, 2024

Estão a ser realizados ensaios pré-clínicos em modelos de cancro da mama triplo negativo e em carcinoma de células renais.  


Marta Costa, investigadora do ICVS – Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM) e fundadora da Karion Therapeutics, está a estudar a eficácia de uma molécula inovadora no tratamento de cancros agressivos com alta taxa de mortalidade.

A molécula desenvolvida por este grupo tem um perfil biológico que em laboratório demonstrou ser eficaz e segura no tratamento de cancros agressivos como o cancro da mama triplo negativo e o carcinoma de células renais.

Estes dois tipos de cancro são normalmente detetados num estádio muito avançado da doença, progridem muito rapidamente, têm uma alta taxa de mortalidade, e os tratamentos clínicos atuais não conseguem dar resposta às necessidades dos pacientes.

Segundo Marta Costa, esta molécula age diretamente junto das células cancerígenas e não é prejudicial para o restante organismo, o que lhe confere um modo de ação muito diferente daquilo que existe na prática clínica, reduzindo, por exemplo, os efeitos secundários associados a tratamentos convencionais como a quimio e a radioterapia.

Este estudo encontra-se atualmente ainda a realizar ensaios pré-clínicos, no entanto, Marta Costa está confiante de que dentro de dois a três anos será possível concluir esta fase e dar início a ensaios clínicos em humanos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ICVS

Scroll to top