tecnologia,
90 seg

Ep. 1710 Vera Miguéis – Investigação usa inteligência artificial para reduzir o desperdício alimentar

January 26, 2024

Através do estudo de dados de procura está a ser desenvolvido um modelo para prevenir o desperdício alimentar.


Vera Miguéis, docente no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) e investigadora no INESC TEC, está a usar técnicas de inteligência artificial para prevenir o desperdício alimentar em cantinas e outros serviços de alimentação.

“Este projeto surgiu com a perspetiva de procurar trabalhar a dimensão da prevenção do desperdício alimentar. Já existem algumas iniciativas que visam valorizar o desperdício quando o mesmo já foi gerado, no entanto nós sentimos a necessidade de trabalhar um bocadinho mais a montante na prevenção do desperdício alimentar”, conta.

Nesse sentido, este projeto está a trabalhar a montante da cadeia de valor junto dos serviços de alimentação. O objetivo é apoiar os gestores destas unidades a definir a quantidade de alimentos a confecionar num determinado menu por forma a alinhar o que é produzido com o que será a procura por um determinado prato.

Para tal, serão usados dados de procura fornecidos pelos próprios serviços de alimentação de modo a desenvolver modelos de previsão de procura.

Estes modelos de previsão de procura são baseados em ferramentas avançadas de aprendizagem automática combinadas com dados históricos, questões sazonais, tendências, e também com a categorização dos pratos que serão servidos pelas unidades, para conseguir fazer uma previsão o mais exata possível da procura.

“A ideia é evitar a sobreprodução de pratos, o que irá naturalmente mitigar o problema do desperdício alimentar”, acrescenta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP | INESC TEC

Scroll to top