tecnologia,
90 seg

Ep. 956 João Luiz Afonso – Projeto DAIPESEV desenvolve soluções de eletrónica de potência para veículos elétricos

November 09, 2020

ep956_interiorEste projeto está a estudar novas soluções de eletrónica de potência para veículos elétricos com o intuito de otimizar o gasto de energia e de permitir o carregamento das baterias durante o andamento.​


João Luiz Afonso, professor associado no Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho (UM) e coordenador do Grupo de Eletrónica de Potência e Energia do Centro Algoritmi, está a coordenar o DAIPESEV, um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que visa desenvolver sistemas integrados de eletrónica de potência para veículos elétricos.

Um sistema integrado de eletrónica de potência terá como principais funções controlar o acionamento do motor elétrico consoante as necessidades do condutor, e permitir a travagem regenerativa.

A travagem regenerativa permite que a energia cinética produzida pelo veículo ao travar seja usada para carregar as baterias.

Este sistema também irá permitir um carregamento mais eficiente das baterias do veículo elétrico. Este carregamento poderá ser feito de forma lenta através de uma ligação monofásica à rede elétrica, como a que existe nas tomadas das habitações, ou de forma rápida, através de uma tomada trifásica, como aquelas que existem em fábricas e em edifícios comerciais.

Este projeto está actualmente na fase de construção e desenvolvimento de protótipos de motores com sistemas integrados de electrónica de potência.

Após a análise laboratorial destes protótipos este sistema vai ser instalado num automóvel com motor de combustão que será assim convertido em veículo elétrico.

A ideia é não apenas estudar a eficiência destes sistemas mas também a viabilidade da conversão de veículos convencionais a gasolina ou a gasóleo em veículos elétricos.

João Luiz Afonso acredita que a conversão de automóveis convencionais em veículos elétricos será uma área estratégica para impulsionar a indústria automóvel em Portugal nas próximas décadas. 

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | Algoritmi | UM

Scroll to top