química,
90 seg

Ep. 1722 Fátima Bento – Investigação estuda os efeitos de compostos de resíduos orgânicos no solo e nas plantas

February 13, 2024

Estes compostos poderão ser usados como alternativa aos fertilizantes e como correctivos orgânicos.


Fátima Bento, professora no Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM) e investigadora no Centro de Química (CQ), estuda as características de compostos feitos a partir de resíduos orgânicos e a sua aplicação como fertilizantes.

Os resíduos orgânicos quando são decompostos através do processo de compostagem dão origem a um conjunto de substâncias conhecidas como substâncias húmicas com estruturas químicas muito diversas que lhe conferem características bioativas. Essa bioatividade permite que estas substâncias húmicas sejam utilizadas como fertilizantes ou como correctivos orgânicos.

Nesta investigação foram caracterizadas substâncias húmicas obtidas a partir de resíduos orgânicos com o objetivo de estabelecer uma correlação entre as propriedades destas substâncias e a qualidade do composto.

Através desta correlação foi possível encontrar um parâmetro de qualidade que pode ser usado para determinar a reatividade das substâncias húmicas. Esta propriedade é importante para classificar os efeitos do uso destas substâncias no solo e nas plantas.

“Este parâmetro é interessante porque pode ser usado para comparar compostos de origem diferente, porque o composto pode ser produzido através de resíduos muito diversos, e também de diferentes formas. Assim este parâmetro pode ser usado não só para estabelecer um critério de preço como também para definir a dose a aplicar, pois se o composto for mais ativo podemos utilizá-lo aplicando uma dose menor ”, conta.

Este conhecimento poderá ser útil não só para o reaproveitamento de resíduos orgânicos mas também para promover uma agricultura mais sustentável e com uma menor pegada de carbono.

Saiba mais sobre a investigadora em: CQ

Scroll to top