tecnologia,
90 seg

Ep. 1732 Nélson Muga – Projeto QuantaGenomics testa o uso de tecnologias quânticas em sistemas de computação segura multiagente.

February 27, 2024

A computação segura multiagente permite tratar dados sensíveis como a informação genómica.


Nélson Muga, investigador no Instituto de Telecomunicações (IT) na Universidade de Aveiro (UA), participa no projeto QuantaGenomics com o objetivo de usar tecnologias quânticas para desenvolver e dar suporte a sistemas de computação segura multiagente.

Um sistema de computação segura multiagente permite que diferentes entidades colaborem entre si sem partilhar dados para calcular uma determinada função.

Para tal, é preciso que cada entidade forneça informação e obtenha um resultado, sem ter acesso aos dados das restantes entidades.

Por exemplo, imaginemos que temos três pessoas numa sala e que queremos saber qual o valor mais alto que está dentro de uma carteira sem saber a identidade de quem o possui. Com este sistema é possível determinar esse valor sem identificar a pessoa.

Na primeira fase deste projeto, um conjunto de engenheiros físicos e de engenheiros de telecomunicações vão validar em laboratório as diferentes tecnologias quânticas propostas por este sistema.

Os resultados laboratoriais serão depois validados por um parceiro espanhol em contexto real.

Por fim, será realizada uma demonstração de computação segura multiagente suportada por tecnologia quântica para validar junto das entidades interessadas o uso desta tecnologia para o tratamento de dados sensíveis, como a informação genómica.

O projeto QuantaGenomics é financiado por fundos europeus no âmbito do programa ERA-NET, e conta com a participação de instituições de Espanha, França e Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IT

Scroll to top