ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 1745 Susana Costa – Projeto PROPS quer combater o discurso de ódio em ambientes de jogo

March 15, 2024

O principal objetivo deste projeto é desenvolver ferramentas interativas para combater o discurso de ódio online.


Susana Costa, investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg), participa no projeto PROPS com o objetivo de analisar a forma como o discurso de ódio se manifesta em ambientes de jogo.

O projeto PROPS pretende desenvolver um conjunto de ferramentas interativas, desde videojogos a itinerários pedagógicos que possam ser usados por professores e educadores para combater o discurso de ódio online.

Para tal estão a ser estudas as interações de jovens entre os 12 e os 18 anos em ambientes de jogo.

Em particular, Susana Costa está a desenvolver o projeto In The Hate Booth, uma cabine telefónica onde o jogador entra num ambiente escuro iluminado apenas por algumas luzes e com sensores que reagem ao seu movimento.

Nesta cabine existe um tablet onde o jogador terá acesso a um jogo que simula um blogue. O objetivo é que através dos comentários nesse blogue o jogador sinta o discurso de ódio a crescer e, através da leitura dos textos publicados nesse blogue, encontre dicas e soluções para passar de nível.

A ideia é que o jogador sinta o efeito do discurso de ódio e da maneira como este se propaga no ambiente do jogo, com o objetivo de consciencializar para este problema e encontrar soluções para minimizar o seu impacto.

O projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e conta também com a participação da Universidade da Beira Interior, do Instituto Politécnico de Santarém, e da Universidade Aberta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIAC

Scroll to top