medicina,
90 seg

Ep. 1749 Joana Marques – Investigação estuda impacto da criopreservação nos marcadores epigenéticos dos espermatozóides

March 21, 2024

A epigenética representa um conjunto de marcadores químicos que afetam a expressão dos genes e que podem ser herdados de forma independente.


Joana Marques, investigadora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, está a estudar os efeitos da técnica de criopreservação utilizada em laboratórios de reprodução medicamente assistida nos marcadores epigenéticos dos espermatozóides.

Os marcadores epigenéticos são importantes para regular a expressão dos genes dos espermatozóides e para o desenvolvimento do embrião e da placenta durante a gravidez.

Para estudar este efeito estão a ser recolhidas amostras de espermatozóides que são depois armazenadas em azoto líquido a temperaturas de 196 °C negativos para que os espermatozóides permaneçam metabolicamente inativos.

Com este estudo, a equipa de Joana Marques pretende averiguar os efeitos da temperatura e dos reagentes utilizados neste processo de criopreservação, para perceber se estes podem provocar danos nas células.

“Queremos também verificar se existe o perigo de alterar as marcas epigenéticas destas células e interferir com o normal desenvolvimento do embrião”, acrescenta.

Este estudo está a ser realizado em colaboração com a Unidade de Medicina de Reprodução do Hospital de São João e com a clínica privada do professor Alberto Barros, onde são recolhidas amostras de espermatozóides.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | FMUP

Imagem Banner: DR

Scroll to top