medicina,
90 seg

Ep. 1011 João Bettencourt Relvas – Estudo demonstra que diminuição de uma proteína no cérebro desencadeia doença similar a Alzheimer

January 25, 2021

ep1011_interiorEste estudo avaliou em ratinhos o impacto da remoção de uma proteína em células da glia, células que funcionam como meio de suporte aos neurónios.​


João Bettencourt Relvas, investigador no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), identificou que a remoção desta proteína levava ao desenvolvimento de uma doença similar a Alzheimer nestes ratinhos.

“No nosso laboratório trabalhamos com células muito específicas, células do cérebro que são as chamadas células da glia. Nas células da glia há um subtipo de células chamado de microglia, e o que nós fizemos neste projeto foi alterar a fisiologia destas células. Quando alterámos a fisiologia das células da microglia o que nós tivemos foi uma um ratinho com uma doença muito parecida com o Alzheimer”, revela.

Segundo o investigador, esta descoberta reforça o conceito de que os diferentes tipos de células no cérebro comunicam entre si, e que não é possível perceber os mecanismos patológicos de uma doença sem olhar para as interações e para a comunicação entre as diferentes células cerebrais.

Neste estudo foi alterada uma proteína chamada de RhoA. A alteração desta proteína levou ao desenvolvimento desta doença similar a Alzheimer. Este facto levou os investigadores a questionar se a alteração da via desta proteína está alterada em doenças neurológicas, e se tem impacto, por exemplo, no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

“Agora nós temos que obrigatoriamente perceber se podemos no fundo fazer translação do que sabemos, e do que aprendemos em ratinho para a doença humana”, acrescenta.

É importante prosseguir com estudos na via desta proteína, pois a identificação da sua alteração em modelo humano pode implicar que a mesma poderá ter influência no início da doença de Alzheimer.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top