geologia,
90 seg

Ep. 1751 Rita Carrasco – Projeto Tracelands usa imagens de satélite para estudar a evolução da Ria Formosa

March 25, 2024

Este projeto usa imagens de satélite de alta resolução combinadas com algoritmos de classificação de imagem.


Rita Carrasco, investigadora no Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), participa no projeto Tracelands com o objetivo de usar imagens de satélite para estudar a evolução das zonas húmidas de sapal da Ria Formosa ao longo do tempo.

O objetivo é extrair informação que permita perceber as trajetórias ecogeomorfológicas das zonas de sapal ao longo do tempo.

Após a recolha das imagens de satélite estão a ser realizados estudos de campo para colher dados de topografia e de identificação de vegetação em áreas chave do projeto.

Estas áreas foram escolhidas por serem áreas que estão sujeitas a pressões naturais e a pressões humanas.

A ideia é caracterizar o perfil destas zonas de sapal ao longo das várias estações do ano e perceber a diversidade de plantas que ocorrem nestes ecossistemas.

O uso de imagens de satélite de alta resolução permite identificar trajetórias de evolução destas áreas à escala de dezenas de anos, permitindo assim perceber qual poderá ser a resposta deste ecossistema no futuro, assumindo que as mesmas condições se mantêm.

Esta informação é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de planeamento e de gestão de zonas húmidas a nível local e regional.

O projeto TraceLands – Ecogeomorphic Trajectories in Ria Formosa Wetlands é um projeto promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UAlg | CIMA

Scroll to top