psicologia,
90 seg

Ep. 1761 Joana Vieira dos Santos – Projeto GEMINI inspira-se em séries televisivas para combater estereótipos de género

April 08, 2024

Este projeto incentiva os estudantes a desconstruírem estereótipos de género a partir de personagens de séries televisivas.


Joana Vieira dos Santos, professora na Universidade do Algarve (UAlg) e membro do Centro Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP), participa no projeto GEMINI com o objetivo de capacitar estudantes do secundário para a igualdade de género.

O objetivo é empoderar estes jovens e despertar neles o interesse sobre os temas das desigualdades de género, bem como sobre as diferenças e a diversidade de identidades de género.

“A perspetiva aqui é de facto chegar aos jovens de uma forma que seja distinta e que consiga envolvê-los”, reforça.

Para tal, foi desenvolvido um modelo integrativo que pede aos jovens para escolherem a série televisiva que pretendem trabalhar. Por exemplo, em alguns países a série selecionada foi o Sexo e a Cidade, e em outros a Guerra dos Tronos.

A partir daí são desenvolvidas entrevistas para que os estudantes identifiquem quais os aspetos de género que estão no conteúdo dessas mesmas séries.

A ideia é identificar quais são os elementos chave para cada uma das personagens, quer sejam personagens principais, ou personagens secundárias, e tentar perceber como é que é entendido e interiorizado o papel de género de cada uma delas, sejam personagens do sexo feminino, masculino, ou outro.

A partir daí, é pedido aos alunos que identifiquem se as próprias séries estão a operar mudança, ou se estão a cristalizar os estereótipos de género que já existem, consoante as diferentes culturas.

“Este projeto está a ser disseminado em diferentes países europeus e portanto, diferentes países europeus têm diferentes ritmos naquilo que é a igualdade de género”, alerta.

O projeto GEMINI – Gender Equality through Media Investigation and New training Insights é financiado com fundos europeus no âmbito da Estratégia de Igualdade de Género 2020-2025 da União Europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UAlg

Scroll to top