bioquímica,
90 seg

Ep. 1763 Raquel Fernandes – Investigação estuda novas terapias para o cancro da próstata

April 10, 2024

Esta investigação está interessada em valorizar subprodutos da indústria vitivinícola, como o engaço de uva, devido ao seu teor elevado de compostos bioativos com potencial uso na indústria farmacêutica.


Raquel Fernandes, aluna de doutoramento do CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a usar compostos naturais e métodos sustentáveis para sintetizar nanopartículas que poderão ser usadas no desenvolvimento de terapias para o cancro da próstata.

Neste estudo, a equipa de Raquel Fernandes está a sintetizar nanopartículas de ouro com incorporação de compostos fenólicos.

O ouro é usado como uma barreira à volta da próstata para impedir que a radiação atinja outros órgãos, e também por se tratar de um material que permite a entrega seletiva de fármacos e de outros compostos diretamente na próstata.

Atualmente, esta equipa está a trabalhar na extração e na caracterização de compostos fenólicos extraídos de diferentes castas de vinha.

Em particular, está a ser estudada a capacidade antioxidante e anticancerígena destes compostos em diferentes linhas de cancro da próstata, de forma a identificar aqueles que apresentam maior potencial terapêutico.

O objetivo é que este conhecimento um dia permita desenvolver novas terapias direcionadas para o tratamento do cancro da próstata que não só sejam mais eficazes que as atuais, mas que também reduzam os efeitos secundários associados à quimio e à radioterapia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CITAB

Scroll to top