educação,
90 seg

Ep. 1770 Catarina Doutor – Projeto estuda o racismo no ensino superior em Portugal

April 19, 2024

Este estudo tem como base entrevistas de caris narrativo junto de estudantes africanos e afrodescendentes da Universidade do Algarve.


Catarina Doutor, investigadora no Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) e professora na Universidade do Algarve (UAlg), estuda o racismo no ensino superior em Portugal.

O objetivo deste estudo é desconstruir e analisar as dimensões do racismo nomeadamente a questão dos estereótipos, dos preconceitos, e dos comportamentos discriminatórios, e analisar as manifestações de racismo que estudantes africanos e afrodescendentes experienciam ao longo das suas vidas, bem com as implicações deste fenómeno no seu percurso pessoal e académico.

Os resultados preliminares revelam que estes estudantes vivenciam algumas formas de racismo no seu contexto académico, sobretudo na constituição de trabalhos de grupo, na interação com os colegas, e na recusa de esclarecimento por parte de alguns docentes.

Sentem também dificuldades na sua integração e revelam ainda que existe um desconhecimento da cultura africana, bem como algum preconceito sobre os conhecimentos que estes estudantes têm ou que poderão desenvolver no seu percurso académico.

“Acreditamos que este estudo terá impactos não só a nível académico mas também para a própria sociedade de uma forma geral, porque permitirá desconstruir alguns preconceitos, estereótipos, e comportamentos discriminatórios, que a comunidade académica acaba por desempenhar no seu dia-a-dia relativamente a estes estudantes”, reforça.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UAlg

Scroll to top