Este projeto visa promover a interoperabilidade ferroviária entre os estados-membros da UE.
Pedro Montenegro, investigador na unidade Construct da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participa no projeto InBridge4EU com o objetivo de desenvolver normas que permitam dimensionar pontes ferroviárias na União Europeia.
Existe um grande foco da União Europeia e de todas as agências ferroviárias europeias para definir a interoperabilidade ferroviária entre os diferentes estados-membros.
Esta interoperabilidade consiste em ter a certeza que qualquer comboio que circula ou que é produzido num país consiga também circular em todos os outros países da União Europeia, de forma a construir uma rede ferroviária europeia que seja coesa e eficiente.
Com este intuito, o projeto InBridge4EU vai estudar as pontes ferroviárias de diferentes países, olhando para todo o tipo de pontes, mas com destaque para as de alta velocidade.
Segundo Pedro Montenegro, as pontes de alta velocidade têm um problema: a sua vibração e a instabilidade que esta provoca no comboio.
A vibração das pontes não põe em causa a sua segurança estrutural, não existe qualquer perigo da ponte cair. No entanto, vibração em excesso pode causar desconforto nos passageiros, ou fazer com que o comboio descarrile.
Este projeto pretende fazer evoluir as normais atuais da área da dinâmica de pontes para que as pontes já existentes possam ser melhoradas e que as novas pontes sejam construídas de forma segura e o menos dispendiosa possível.
“Através de modelos mais avançados conseguimos afinar os critérios de segurança e assim fazer pontes em que o comboio passa de forma segura, mas que ao mesmo tempo também possam ser o mais baratas possível”, acrescenta.
O projeto InBridge4EU – Enhancing European Railway Bridge Standards é financiado no âmbito do programa Europe’s Rail Joint Undertaking através de fundos do Horizonte Europa.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP