eng. civil,
90 seg

Ep. 834 Anabela Ribeiro – Quão amigos dos idosos são os centros históricos de Coimbra e do Porto?

April 16, 2020

ep834_interiorEsta é uma das questões que este estudo procura responder através da avaliação dos obstáculos e oportunidades de promoção de mobilidade urbana nas zonas históricas destas cidades.


Anabela Ribeiro, professora auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a desenvolver o projeto MOBI-AGE com o objetivo de promover a mobilidade em populações envelhecidas.

Neste projeto foram selecionados os centros históricos de Coimbra e do Porto como estudos de caso para avaliar a mobilidade das populações envelhecidas destas cidades.

Segundo a investigadora, apesar de nos últimos anos termos visto um aumento na construção de novos hotéis e de alojamento local nestas cidades, as zonas históricas ainda continuam a ser habitadas por muitos idosos.

O aumento da concentração de turistas nestas zonas também serviu de motivação para o desenvolvimento deste projeto.

“Nós tentámos identificar quais os fatores no desenho do espaço público que prejudicam a locomoção pedonal, o andar a pé, e quais são os fatores nos sistemas de transportes públicos que dificultam também a sua utilização. Identificando estes fatores estamos a construir um sistema de classificação do espaço público enquanto amigo do idoso” revela.

Este sistema de classificação tem dois objetivos, ajudar as câmaras municipais na gestão do espaço, e servir como sistema de informação para as pessoas que queiram usufruir do espaço, que o queiram visitar e que queiram saber quais são as zonas mais ou menos adequadas à sua locomoção.

A ideia é que as pessoas possam aceder a este sistema e determinar qual o caminho ou o meio de transporte mais adequado para a sua deslocação e desta forma planear o seu percurso com maior segurança e menor risco de fadiga.

O MOBI-AGE é um projeto financiado pelo programa MIT Portugal e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top