O objetivo é criar uma plataforma customizável que possa ser usada em diferentes aplicações.
Filipe Alves, investigador no IMINA – Integrated Micro and Nano Technologies do INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, participa no projeto Link4S com o objetivo de desenvolver uma plataforma de sensores para as áreas da mobilidade e da energia.
A ideia deste projeto é juntar numa única plataforma um portfólio de sensores que permitam medir grandezas importantes como vibrações, campos magnéticos, gás, e temperatura, e que possa ser customizada dependendo da aplicação.
A equipa do INL surge neste projeto como a entidade responsável por desenhar estes sensores a partir de tecnologias de micro e nanofabricação.
A grande vantagem de utilizar estas tecnologias é que estas permitem atingir níveis de desempenho superiores quando comparados com os sensores convencionais, e conseguem também alcançar um nível de integração muito elevado.
O projeto (Link4S)ustainability developing smart connected devices and platforms é financiado pelo programa COMPETE 2020 e conta com um consórcio composto pelas empresas Wedo, Exatronic, REN, Portgás, Wyze, EVA, CEIIA, DTx, e pela Universidade do Minho, liderado pela NOS-C.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | INL