Esta investigação tem como objetivo estudar o estado de conservação destes ecossistemas e encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida das espécies que neles habitam.
Joaquim de Jesus, coordenador do Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), dedica o seu trabalho ao estudo da ecologia dos sistemas aquáticos e ribeirinhos.
Os ecossistemas aquáticos e ribeirinhos têm um grande valor ecológico. São sistemas biodiversos que albergam muitas espécies, e com um elevado valor de conservação.
Por exemplo, em Portugal existem dez espécies endémicas de peixes que habitam nestes ecossistemas. Isto é apenas parte do vasto capital natural que estes ambientes têm para oferecer.
O laboratório de Joaquim de Jesus está envolvido em vários projetos que visam melhorar estes ecossistemas, quer ao nível do restabelecimento das galerias ripárias, quer na introdução de pequenos sistemas de transposição, como troncos galgáveis que permitam reduzir o impacto de obstáculos como barragens e açudes nas deslocações dos peixes e de outras espécies.
Estão também a ser desenvolvidos esforços para garantir que a água se mantém ao longo do ano, em particular em zonas com espécies mais sensíveis.
Por fim, está ainda a ser estudado o hibridismo de espécies nativas com espécies invasoras, com o objetivo de acompanhar a progressão deste fenómeno ao longo da bacia hidrográfica.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CITAB