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Ep. 1809 Rita Ribeiro – Projeto XPM usa inteligência artificial para fazer a manutenção preditiva de equipamentos

June 13, 2024

Esta ferramenta já foi aplicada na unidade de ar comprimido de comboios da Metro do Porto.


Rita Ribeiro, professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no INESC TEC, participa no projeto XPM com o objetivo de desenvolver ferramentas de manutenção preditiva de equipamentos.

O objetivo desta ferramenta passa não só por prever quando um equipamento pode precisar de manutenção, mas também por explicar ao operador o que levou o sistema a tomar esta decisão.

Um dos projetos que continuou a ser alvo de estudo durante o XPM foi a criação de um sistema de previsão de falhas na unidade de ar comprimido de comboios do Metro do Porto.

A unidade de ar comprimido é responsável pelo nivelamento do comboio com as plataformas. Um comboio não pode circular se tiver uma falha neste sistema o que obriga as pessoas a sair do veículo e a esperar por uma nova composição, o que acaba por ter um impacto na operação da Metro do Porto.

Numa primeira abordagem, a propósito de um projeto de Inteligência Artificial para a Administração Pública, a Metro do Porto sugeriu à equipa de Rita Ribeiro que esta tentasse prever quando é que esta unidade poderia falhar com base nos dados recolhidos pela empresa.

Para tal foi desenvolvido um processo de sensorização desta unidade para que, através de dados recolhidos em tempo-real, fosse possível perceber qual o padrão normal de funcionamento e a partir daí identificar quando uma falha poderá ocorrer.

O projeto XPM procura ir mais além, aproveitando o sistema de sensores, assim como os dados já recolhidos, para desenvolver uma ferramenta que permita identificar a ocorrência de uma falha em tempo útil, e ajudar o operador a identificar a causa deste problema.

O projeto XPM – eXplainable Predictive Maintenance é financiado no âmbito do programa ERA-NET.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | FCUP | INESC TEC

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