A Invasoras.pt é uma plataforma de informação e de ciência cidadã que visa sensibilizar a população para o impacto das espécies invasoras no ambiente.
Elizabete Marchante, investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE), está a desenvolver a plataforma Invasoras.pt com o objetivo de identificar e gerir as espécies de plantas invasoras que ocorrem no nosso território.
Esta plataforma disponibiliza informação sobre diferentes espécies através de fichas com fotografias e informação variada.
Associada à aplicação iNaturalist, a Invasoras.pt permite que qualquer utilizador partilhe informação sobre estas espécies numa comunidade online, desafiando os cidadãos a registar as plantas invasoras, assim como a presença de parasitas que funcionam como agentes de controlo biológico, para que os investigadores e as autoridades possam obter mais informação sobre estas espécies e sobre a sua distribuição.
Esta informação pode ser usada para identificar os locais onde estas espécies se estabelecem, como se desenvolvem, e pode inclusive contribuir para o desenvolvimento de modelos que permitam prever até onde elas podem chegar.
Estes dados são também muito úteis para as entidades gestoras, pois estas precisam de saber onde estas espécies se encontram e quais é que estão presentes na sua região.
A legislação em vigor inclui uma lista nacional de espécies invasoras associadas ao decreto-lei 92/2019 que determina a necessidade de notificar as autoridades quando são registadas espécies novas em Portugal.
Esta plataforma permite detetar de forma precoce a ocorrência de novas espécies no nosso território, e promover a vigilância daquelas que já são conhecidas, com base na informação fornecida pelos utilizadores.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | Invasoras.pt