Este material vai ser usado para desenvolver mangas reutilizáveis para robôs de pintura.
Diana Alves, investigadora no grupo Nanochemistry do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, participa na Agenda GreenAuto com o objetivo de desenvolver revestimentos superhidrofóbicos com aplicação na indústria automóvel.
Estes revestimentos vão ter propriedades que lhes permitem repelir a água e outros líquidos. Neste tipo de superfícies, quando uma gota de água cai a água não se espalha, em vez disso esta forma uma esfera que rola pela superfície do objeto.
A natureza hidrofóbica destas superfícies permite que estas sejam limpas mais facilmente para, por exemplo, prevenir a formação de gelo, evitar a corrosão de metais, ou até mesmo para evitar a adesão de microorganismos.
Na indústria automóvel os revestimentos hidrofóbicos podem ser utilizados para proteger os robôs de pintura.
Estes robôs têm umas mangas de proteção que têm que ser trocadas ao fim de algum tempo, o que gera um resíduo não reutilizável.
Se estas mangas forem superhidrofóbicas, a tinta será repelida o que permitirá aumentar o seu tempo de vida.
Já existem algumas alternativas para conferir propriedades hidrofóbicas, mas a sua maioria utiliza PFAS, também conhecidos como químicos eternos, que são compostos fluorados e altamente tóxicos.
Neste projeto, a equipa de Diana Alves está a desenvolver alternativas aos PFAS a partir de nanomateriais que conferem propriedades superhidrofóbicas a estes tecidos. A estrutura destes nanomateriais é desenhada para atuar em conjunto com químicos que não contêm fluor na sua composição de forma a conferir as propriedades desejadas para as mangas dos robôs.
A Agenda GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry é financiada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | INL