nanotecnologia,
90 seg

Ep. 1393 Sofia Soares – Investigação desenvolve nanomateriais para a remoção de poluentes farmacêuticos e pesticidas de águas contaminadas

September 28, 2022

Estes nanomateriais unem-se ao poluente criando um sedimento que pode ser removido através de um campo magnético externo.


Sofia Soares, investigadora da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu nanomateriais biohíbridos capazes de remover poluentes farmacêuticos e pesticidas de águas contaminadas.

Atualmente, a contaminação das águas por poluentes farmacêuticos e pesticidas não é controlada em Portugal, ou seja, ainda não existe uma legislação legal que obrigue as estações de tratamento de águas a controlar a presença desses contaminantes no final do tratamento das águas.

Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo desenvolver nanomateriais biohibridos compostos por biopolímeros e sílica, que visam ter como aplicação a remoção de poluentes farmacêuticos e pesticidas de águas contaminadas.

Estes nanomateriais são compostos por nanopartículas de óxido de ferro que têm propriedades magnéticas e que permitem uma fácil e rápida separação dos nanomateriais da água contaminada.

Foram também usados biopolímeros extraídos de fontes naturais para conferir afinidade para estes poluentes, e uma componente de sílica que confere robustez quando o material é aplicado no meio aquoso.

No laboratório estes materiais foram testados colocando uma determinada quantidade de nanomaterial em pó numa solução com uma concentração de cada poluente.

Após algum tempo de agitação o material é removido aplicando um campo magnético externo. O poluente fica adsorvido na superfície dos nanomateriais criando um sedimento que é depois removido da solução aquosa através deste campo magnético.

Sofia Soares espera que estes nanomateriais possam vir a ser uma solução para o tratamento das águas contaminadas com produtos farmacêuticos e pesticidas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UA

Scroll to top