física,
90 seg

Ep. 1831 Gareth Williams – Investigação desenvolve laser para estudar a conversão de matéria sólida em plasma

July 15, 2024

Este processo ocorre em condições extremas como as que podemos encontrar no interior de estrelas e planetas.


Gareth Williams, investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Instituto Superior Técnico (IST), está a estudar o comportamento da matéria no interior de estrelas e planetas.

Existem quatro estados da matéria, sólido, líquido, gás, e plasma. Em condições normais, um material sólido passa a líquido através do aumento da temperatura ou da pressão. Mas, em condições extremas, é possível que um elemento sólido se transforme em plasma sem passar pelos restantes estados.

Estas condições podem ser encontradas no interior de estrelas e de planetas, onde a temperatura e a pressão são tão elevadas que este processo pode ocorrer.

Por exemplo, este processo é um elemento fundamental da fusão nuclear que ocorre no interior do Sol e que é responsável pela energia que este emite.

A ideia desta investigação é usar um laser de alta intensidade que seja capaz de medir a transformação da matéria sólida em plasma em picosegundos, uma unidade de tempo que corresponde à trilhonésima parte de um segundo.

Em paralelo serão recolhidas imagens através de uma fonte de curta duração de raio-X para captar o processo de transformação da matéria sólida em plasma.

Este conhecimento será importante para melhor compreender os processos que ocorrem nos núcleos das estrelas e dos planetas, mas também para inspirar possíveis desenvolvimentos na produção de energia através da fusão nuclear.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | IPFN

Scroll to top