física,
90 seg

Ep. 1838 Jorge Vieira – Equipa de investigadores quer tornar os aceleradores de partículas mais compactos

July 24, 2024

A ideia é reduzir o tamanho dos aceleradores de partículas sem perder a sua capacidade de acelerar partículas a níveis de energia elevados.


Jorge Vieira, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), está a desenhar aceleradores de plasma com o objetivo de tornar os aceleradores de partículas mais compactos.

Os aceleradores de partículas são máquinas muito grandes que servem para gerar e acelerar partículas até energias muito elevadas. O exemplo mais conhecido desta tecnologia é o Grande Colisor de Hadrões (LHC, sigla em inglês) do CERN, uma circunferência com vários quilómetros de raio que pretende acelerar protões até energias muito elevadas.

No entanto, não é claro que o tamanho destes aceleradores possa continuar a crescer indefinidamente. Por isso, é importante procurar tecnologias novas mais avançadas que permitam reduzir o tamanho destas máquinas e acelerar partículas até energias cada vez mais elevadas, para garantir o progresso científico.

É aqui que surgem os aceleradores de plasma, uma nova técnica que permite tornar os aceleradores de partículas bem mais compactos.

Jorge Vieira e a sua equipa têm assim como objetivo desenhar e construir uma nova geração de aceleradores que seja muito mais compacta do que aquela que existe atualmente, não só para aplicações científicas mas também para aplicações com impacto social na área da medicina e na indústria.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST

Scroll to top