tecnologia,
90 seg

Ep. 1848 Jorge Fernandes – Investigação desenvolve implantes médicos sem bateria

September 25, 2024

Estes implantes poderão ser usados para monitorização ou para a aplicação de terapias de estímulo elétrico.


Jorge Fernandes, professor no Departamento de Engenharia Eletrotecnica e Computadores do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no INESC ID, está a desenvolver uma nova geração de implantes médicos sem bateria.

A ideia deste projeto é desenvolver implantes subdérmicos ou profundos com dimensões milimétricas que sejam autónomos e biocompatíveis.

“Acreditamos que estes implantes podem revolucionar a prática da medicina e alterar o uso de terapias que são feitas normalmente através de medicamentos, substituindo-as por terapias que interagem com o sistema nervoso por estímulo elétrico”, conta.

Esta nova geração de implantes tem como principal característica evitar a utilização de baterias, desta forma não é necessário encapsular o implante com titânio, evitando que este forneça energia ao circuito.

Assim, o implante pode ser mais pequeno o que o torna muito menos intrusivo, podendo ser aplicado de forma mais confortável no paciente.

“A desvantagem principal é que a energia disponível no implante é agora cerca de 1000 vezes menor, na ordem dos microwatts, o que coloca muitos desafios ao nível dos circuitos integrados que têm que ser realizados utilizando técnicas não convencionais”, acrescenta.

O objetivo passa então por realizar circuitos integrados com consumo muito reduzido de energia adequados para monitorização ou para a aplicação de terapias de estímulo elétrico.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a partir do programa CMU Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST | INESC ID

Scroll to top