A pandemia por COVID-19 parece ter contribuído para um aumento do consumo destes dispositivos.
Daniela Figueiredo, professora na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) e investigadora no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, está a estudar como o uso de dispositivos móveis afeta o desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar.
Esta investigação insere-se num estudo mais alargado que pretenda avaliar as relações entre o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar e em idade escolar.
Nesse sentido, estão a ser avaliadas variáveis que permitem compreender a relação entre o funcionamento familiar e a utilização de dispositivos digitais, como smartphones e tablets, e o desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar.
Os resultados desta análise evidenciaram que embora estas crianças tivessem um desenvolvimento de linguagem típico para a sua idade, aquelas que passavam mais tempo a utilizar estes dispositivos acabavam por ter piores resultados nos testes de avaliação da linguagem no que diz respeito à expressão verbal oral e à comunicação auditiva.
Outro resultado relevante, mostrou que entre 60 a 70% dos pais considerou haver um aumento do consumo deste tipo de tecnologia com a pandemia.
Ou seja, o confinamento e o facto de as crianças terem passado mais tempo em casa durante este período terá levado a um aumento das horas passadas a usar estes dispositivos.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UA | CINTESIS