tecnologia,
90 seg

Ep. 1867 Pedro Ferreira – Projeto LoGaCulture desenvolve jogos locativos para espaços culturais e naturais

October 22, 2024

Estão a ser desenhados jogos para o Parque Natural da Madeira e para o sítio arqueológico de Stonehenge, no Reino Unido.


Pedro Ferreira, investigador no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI/LARSyS) no Instituto Superior Técnico (IST), participa no projeto LoGaCulture com o objetivo de desenvolver jogos locativos para espaços culturais e naturais.

O projeto LoGaCulture está a ser desenvolvido em parceria com instituições da Alemanha, da Irlanda, e do Reino Unido e visa desenhar uma estrutura que possa ser usada por diferentes tipos de instituições, desde museus a parques naturais, para criar jogos locativos que permitam melhorar a experiência dos seus visitantes.

A ideia deste projeto é criar regras e estruturas online gratuitas que sirvam de base para que qualquer instituição possa desenhar ferramentas digitais para interagir com espaços culturais ou com a própria natureza.

“Nós somos muito aderentes da ideia de natureza como cultura, de ser importante as pessoas partilharem e utilizarem espaços como parques naturais ou até mesmo parques urbanos, e queremos criar ferramentas para que as pessoas consigam usufruir daquilo de bom que esses espaços têm para oferecer, como a promoção da saúde e do bem-estar, e aprender mais sobre a natureza e sobre sustentabilidade”, revela.

Nesse sentido, estão a ser desenvolvidos jogos locativos com base em duas localizações. Uma destas localizações é o Parque Natural da Madeira, com destaque para as levadas, antigos canais de irrigação que trazem a água do topo das montanhas, e que têm caminhos pedestres onde as pessoas podem andar imersas na natureza.

A outra localização são os círculos de pedra no sul do Reino Unido, onde Stonehenge é o exemplo mais famoso.

A equipa de Pedro Ferreira está a olhar para como as pessoas utilizam e apreciam estes espaços naturais e culturais para definir as regras e a estrutura que servirá de base para estes jogos.

Com este projeto, o consórcio espera transformar a maneira como o público interage com o património cultural e natural, tanto em ambientes ao ar livre como em espaços fechados, como museus de história natural.

O projeto LoGaCulture – Locative Games for Cultural Heritage é financiado no âmbito do programa Horizon Europe.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ITI/LARSyS

Scroll to top