Estes modelos permitem avaliar o desempenho energético do edifício no presente e projetar o seu futuro.
Pedro Ferreira, professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no LASIGE, participa no projeto SATO com o objetivo de desenvolver uma plataforma de apoio à avaliação do desempenho energético de edifícios.
O projeto SATO está a desenvolver metodologias e ferramentas para serem aplicadas numa plataforma digital que pode funcionar em servidores públicos ou privados e que visa apoiar os gestores imobiliários na avaliação do desempenho energético e na otimização da eficiência energética dos seus edifícios.
Uma das formas como esta plataforma contribui para a avaliação do desempenho energético dos edifícios é através da modelação do seu comportamento.
Esta modelação pode ser desenvolvida com base em modelos físicos que explicam os processos de transferência e de fluxo de energia dentro do edifício, mas que lidam mal com incertezas associadas à dinâmica do próprio edifício: se este tem mais ou menos ocupantes, se as portas estão abertas, ou se as janelas estão fechadas.
Para resolver este problema, a equipa de Pedro Ferreira está a desenhar modelos híbridos a partir de algoritmos de aprendizagem automática que permitem lidar com a dinâmica do edifício e com as incertezas causadas por este, e que trabalham em paralelo com modelos simples baseados em dados que permitem lidar melhor com essas incertezas.
Através destes modelos é possível avaliar o desempenho energético do edifício no presente e projetar o futuro.
Estas projeções vão ajudar os gestores a tomar decisões que permitam obter um melhor desempenho energético nos seus edifícios.
O projeto SATO – Seixal Residential Pilot é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUL | LASIGE