educação,
90 seg

Ep. 1884 Lúcia Pombo – Projeto EduCITY cria aplicação móvel para educar os cidadãos para a sustentabilidade.

November 14, 2024

Nesta aplicação os utilizadores são convidados a explorar a cidade de Aveiro através de percursos e conteúdos em realidade aumentada.


Lúcia Pombo, investigadora no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e professora na Universidade de Aveiro (UA), participa no projeto EduCITY com o objetivo de desenvolver jogos educativos móveis para educar os cidadãos para a sustentabilidade.

Este projeto surgiu a partir do EduPARK, uma iniciativa que visava desenvolver jogos de realidade aumentada confinados ao parque da cidade de Aveiro. Com o EduCITY esta equipa pretende sair das barreiras do parque e explorar o resto da cidade.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma aplicação móvel que permite que um utilizador sem qualquer conhecimento de programação crie o seu próprio jogo em qualquer cidade do mundo.

Nesta aplicação, o utilizador pode ser jogador ou criador de jogos. Como jogador, este usufrui de percursos e conteúdos que pretendem ser educativos e divertidos. Já no papel de criador de jogos, pode criar um jogo na plataforma aberta do EduCity adaptado à sua cidade.

O propósito desta aplicação é desenvolver competências-chave de sustentabilidade para o cidadão comum, e também para os turistas.

“A aplicação está desenvolvida em inglês para que os turistas possam explorar jogos na cidade e os possam compreender”, reforça.

Com este projeto, Lúcia Pombo pretende promover as competências de sustentabilidade nos cidadãos e o desenvolvimento de uma consciência ambiental na comunidade onde estes se inserem.

O projeto EduCITY – Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em:  Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top