educação,
90 seg

Ep. 1567 José Alberto Lencastre – Projeto BeREADY cria guia de boas práticas para educação à distância na área das STEM

May 30, 2023

Este projeto foi desenhado durante a pandemia para dar resposta aos professores do ensino secundário que teriam que trabalhar à distância.


José Alberto Lencastre, docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM) e investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), participa no projeto BeREADY com o objetivo de apoiar os professores do secundário no ensino à distância nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, e matemática.

Para além dos professores, o projeto pretende também apoiar alunos do ensino secundário entre os 13 e os 17 anos de idade nos países participantes, nomeadamente, em Portugal, na Polónia, em Itália, e na Grécia.

Os principais resultados deste projeto incluem um manual pedagógico e o desenvolvimento de uma metodologia para trabalho à distância. Estas duas ferramentas foram já utilizadas em workshops que foram realizados online durante o primeiro ano do projeto.

Neste momento estão a ser realizados cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, e matemática (STEM, sigla em inglês), para alunos do ensino secundário.

No segundo ano do BeREADY, os professores vão aplicar as metodologias e os recursos multimédia desenvolvidos neste projeto em grupos selecionados de alunos das suas escolas.

Todos os recursos que forem desenvolvidos serão depois disponibilizados de forma gratuita e em acesso aberto para quem os quiser utilizar.

“A nossa expetativa é que a partir de agora cerca de 200 alunos possam trabalhar com esta metodologia de projeto. Queremos também chegar a 600 professores nos quatro países participantes, para que estes possam continuar a trabalhar na metodologia de projeto e nos recursos online durante os próximos anos”, acrescenta.

O projeto BeREADY – Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices é financiado no âmbito do programa ERASMUS+.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CIEd

Scroll to top