Este trabalho pretende criar um conjunto de indicadores que possam ser usados como referência para a medição de impacto das instituições de ensino superior.
Eugénia Pedro, coordenadora do Grupo de Investigação de Gestão Organizacional do NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da Universidade da Beira Interior (UBI), está a desenvolver um estudo que visa analisar o impacto que as instituições de ensino superior têm nas regiões de acolhimento.
As instituições de ensino superior têm três missões principais, as duas primeiras são a promoção do ensino e da investigação, e a terceira é o seu impacto na sociedade.
Este projeto pretende ir para lá da terceira missão e analisar também os contributos das universidades e dos institutos politécnicos para a promoção de práticas sociais, culturais, e ambientais.
“Embora as instituições de ensino superior sejam autónomas, elas enfrentam frequentemente alguns baixos níveis de integração territorial local. Por esse motivo, é necessária uma investigação mais aprofundada sobre os mecanismos de inserção das instituições de ensino superior na região anfitriã e sobre os facilitadores da capacidade de absorção dessas mesmas regiões”, conta.
Esta investigação pretende ir para lá da já conhecida relação das universidades com as empresas e o governo, e analisar também os seus contributos associados a mudanças sociais, culturais, e ambientais.
Para tal, é necessário criar um modelo conceptual capaz de medir um conjunto de indicadores que ajudem as instituições de ensino superior e os decisores de políticas públicas, a controlar e a medir as atividades de terceira missão de uma maneira mais eficiente.
Este estudo tem como título Beyond the third mission of higher education: an intellectual capital approach to higher education institutions’ involvement with their region e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
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