gestão,
90 seg

Ep. 1177 Diogo Santos Pereira – Investigação propõe alteração de hábitos de consumo de energia para melhor aproveitar as fontes renováveis

October 19, 2021

ep1177_interiorEsta investigação pretende ajustar os hábitos de consumo dos portugueses de forma a reduzir o uso de combustíveis fósseis na produção de energia.​


Diogo Santos Pereira, investigador no NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da Universidade da Beira Interior (UBI), está a estudar as políticas de gestão ativa de procura de eletricidade com o intuito de ajustar os hábitos de consumo à disponibilidade das fontes renováveis.

“A nossa investigação pretende estudar as políticas de gestão ativa da procura de electricidade, implementando incentivos para induzir os consumidores a mudar os seus hábitos de consumo consoante a disponibilidade das fontes renováveis”, reforça.

As energias renováveis têm uma produção variável devido à disponibilidade do vento e do Sol. Isto levou à necessidade de introduzir combustíveis fósseis na produção de energia para satisfazer a procura em tempo-real dos consumidores quando as fontes renováveis não estão disponíveis.

A equipa de Diogo Santos Pereira percebeu que uma das possíveis estratégias para diminuir o uso de combustíveis fósseis seria disciplinar o consumo dos utilizadores comuns, adaptando os seus hábitos para que estes coincidissem com os períodos de maior disponibilidade de recursos renováveis.

“Atualmente vemos que durante os períodos que nós consideramos como períodos de pico o preço do mercado grossista é reduzido, porque temos uma elevada capacidade de renováveis”, conta.

A ideia passa então por repensar os picos de consumo para períodos em que exista uma baixa produção de energias renováveis, aumentando o preço nestes períodos e reduzindo-o quando estes recursos estiverem disponíveis.

Diogo Santos Pereira sugere que as tarifas atuais sejam repensadas para definir novos blocos de tarifas bihorárias e trihorárias de forma a tirar o máximo de vantagem das renováveis, reduzindo o preço da eletricidade e contribuindo para um consumo mais sustentável.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UBI

Scroll to top