Este estudo levou à publicação de uma trilogia sobre o discurso de ódio online e como este tem evoluído ao longo do tempo.
Branco Di Fátima, investigador no LabCom e professor na Universidade da Beira Interior (UBI), estuda o contexto e a evolução do discurso de ódio online.
Em 2024 foi editada trilogia chamada Online Hate Speech. Esta trilogia foi desenvolvida em Inglês e conta com a participação de cerca de 50 investigadores de 10 países.
O objetivo era fazer uma análise contextual o mais ampla possível, na tentativa de caracterizar o que é discurso de ódio, no sentido de tentar sistematizar um conceito que é complexo e que tem vindo a evoluir ao longo do tempo devido em parte à introdução das novas tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais, e mais recentemente a inteligência artificial, no nosso dia-a-dia.
Embora cada livro desta trilogia trabalhe a questão do discurso de ódio online, cada um tem um foco diferente. O primeiro livro trabalha sobre o impacto que a desinformação e a polarização política têm nos discursos de ódio e como países onde existe forte polarização política, como os Estados Unidos da América e o Brasil, vêem o discurso de ódio a transformar-se numa espécie de arma política para incentivar a desinformação e favorecer um determinado grupo político.
O segundo livro é o mais técnico da colecção e tem como objetivo definir os parâmetros legais, tanto para punir como para combater os discursos de ódio online.
Por fim, o terceiro livro trabalha com todas as questões metodológicas e técnicas utilizadas para identificar o discurso de ódio, e mapear a sua prevalência nos ambientes online.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UBI | LabCom
Créditos Foto: Rafael Mangana (LabCom/FAL)