Está a ser estudado como a qualidade do ar interior das nossas casas pode afetar os sintomas de doenças como a asma ou a rinite alérgica.
Ana Catarina Sousa, docente no Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora no Comprehensive Health Research Center (CHRC), está a estudar o impacto da qualidade do ar interior em doenças respiratórias crónicas no âmbito do projeto HERO.
O projeto HERO pretende estudar o impacto dos habitats artificiais, como as nossas casas, e o interior dos edifícios, nas doenças respiratórias crónicas.
Estão a ser estudados contaminantes químicos como metais, produtos de higiene e de cuidado pessoal, e derivados de plástico, e contaminantes biológicos, como bactérias, fungos, vírus e parasitas.
Em particular, vai ser identificada a presença de bactérias associadas a exacerbações dos sintomas nestes pacientes.
Para tal, vão ser oferecidos sacos de aspirador a pacientes com doenças respiratórias crónicas e a grupos de controlo no Hospital de Évora. As pessoas vão usar estes sacos para aspirar as suas habitações e depois devolvê-los aos investigadores para que estes possam estudar a presença de contaminantes nas suas casas.
Neste momento, Ana Catarina Sousa já tem resultados preliminares sobre a presença do vírus SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.
Estes resultados indicam que os doentes que tiveram COVID-19 no início do período de recolha tinham ainda o vírus, ou vestígios do vírus, presentes nas amostras de pó recolhidas da sua casa até um ano após a infeção. Isto apesar de não terem voltado a ter a doença.
“Estes resultados foram verificados para uma das casas em que fizemos uma amostragem ao longo de um ano inteiro, em que as pessoas aspiravam a casa duas vezes por semana, que nos deram o saco do aspirador de três em três meses, e que fizeram também testes à COVID-19, neste período”, revela.
O projeto HERO: Impact of Artificial Habitats and Environmental contaminants on Chronic RespiratOry Diseases é financiado pelo CHRC.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UÉ | CHRC