saúde pública,
90 seg

Ep. 952 Fernando Petronilho – Estudo desenvolve modelo de intervenção para monitorizar à distância a saúde dos idosos

November 03, 2020

ep952_interiorEste projeto está a definir perfis de envelhecimento para a população idosa com o intuito de desenvolver soluções tecnológicas que permitam melhor monitorizar o seu estado de saúde.​


Fernando Petronilho, professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UM) e investigador no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), está a desenhar modelos de intervenção para melhor apoiar a telemonitorização dos dados clínicos de idosos em ambiente domiciliário.

A primeira fase deste projeto consiste na definição dos diferentes perfis de envelhecimento junto da população idosa. Com base neste conhecimento vão ser desenhados modelos de intervenção específicos para cada um dos perfis identificados no estudo inicial.

A ideia é que estes modelos de intervenção sejam capazes de responder às necessidades de cada pessoa consoante o seu perfil de envelhecimento.

Numa fase mais avançada do projeto, vão ser desenvolvidas soluções tecnológicas em ambiente web que vão permitir fazer uma telemonitorização dos dados clínicos dos idosos em ambiente domiciliário.

“Estamos a contar desenvolver uma solução tecnológica que permita o registo digital da vigilância dos problemas de saúde das pessoas assim como o agendamento de consultas. Queremos que haja uma comunicação muito objetiva e muito interativa entre os profissionais de saúde e as famílias que integram estas pessoas idosas”, revela.

Após o desenvolvimento desta solução tecnológica, vai ser desenhado um estudo piloto junto da população idosa com o objetivo de testar os diferentes modelos de intervenção e a eficácia desta tecnologia. 

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | ESE UM

Scroll to top