Este sistema está associado a uma unidade de produção de água a partir de redes metalorgânicas.
Alexandre Ferreira, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no LSRE-LCM, uma unidade de investigação do Laboratório Associado ALICE, participa no projeto SWMOF com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão de água para zonas áridas e semiáridas.
O SWMOF é um projeto que visa desenvolver um sistema inteligente de distribuição de água baseado numa unidade de produção de água a partir de adsorção, utilizando redes metalorgânicas.
Nesta unidade a água existente na atmosfera será adsorvida por um material híbrido composto por redes metalorgânicas e por carvão ativado. Durante a etapa de adsorção, a água é concentrada no material adsorvente e depois é regenerada pelo aumento de temperatura.
Este aumento de temperatura é obtido pelo Efeito Joule, em que a energia elétrica é transformada em calor quando uma corrente atravessa um material condutor, que neste caso será o carvão ativado.
A unidade de produção de água estará acoplada a um sistema inteligente de distribuição de água. Esse sistema será baseado em inteligência artificial e terá sensores que irão permitir medir a humidade no solo e no ar, a temperatura, e os caudais que estão a ser utilizados num dado momento.
Com essa informação será possível prever a necessidade de água das culturas, dos animais, e da casa onde a unidade estiver instalada.
À medida que o tempo for passando o sistema vai tornar-se cada vez mais inteligente, pois a partir do histórico de dados ele terá mais conhecimento sobre o local onde está instalado e isso irá ajudá-lo a otimizar a produção da água e a sua distribuição.
O SWMOF – A smart process for water harvesting from air and water distribution based on eco-friendly MOFs é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | LSRE-LCM