bioquímica,
90 seg

Ep. 2077 Pedro Moura Alves – Investigação estuda mecanismo celular responsável pela resposta imunitária contra infeções

September 23, 2025

Está a ser estudado um alvo terapêutico que já demonstrou bons resultados no tratamento de pacientes com tuberculose.


Pedro Moura Alves, investigador no grupo Immune Sensing and Signaling Dynamics do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, está a estudar como o nosso organismo consegue detetar e responder contra diferentes tipos de ameaças, sejam elas bactérias, vírus, ou tumores.

Em particular, a equipa de Pedro Moura Alves está a estudar um recetor que existe nas nossas células, o aril-hidrocarboneto, ou AhR.

O objetivo é avaliar a capacidade que este recetor tem de reconhecer diversos tipos de estímulos e de guiar a resposta da célula contra diferentes ameaças.

O AhR foi numa primeira fase reconhecido como sendo o recetor das dioxinas, uma família de produtos químicos orgânicos que são tóxicos para o nosso organismo. Mas, de momento sabe-se que este recetor tem também outras funções.

“Através do nosso e de outros estudos, demonstrámos que este recetor consegue também regular a resposta das nossas células e do nosso organismo a outro tipo de ameaças, nomeadamente é capaz de ativar a resposta imunológica a infeções bacterianas”, conta.

Por exemplo, foi possível verificar que este recetor consegue reconhecer as moléculas produzidas pela bactéria responsável pela tuberculose, assim como alguns dos antibióticos que são usados no tratamento desta doença.

Com base nisto, foi possível demonstrar que a modulação da atividade deste recetor permite potenciar a ação destes antibióticos.

Neste momento, o grupo de Pedro Moura Alves está interessado em perceber a ação dos mecanismos regulados pelo AhR na área do cancro.

“Queremos perceber até que ponto este recetor que regula os mecanismos na resposta imunitária a bactérias também consegue promover a resposta imunitária a tumores”, acrescenta.

Por fim, estão também a ser identificados fármacos e moléculas que consigam regular a atividade deste recetor e que possam ser usados para fins terapêuticos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | i3S

Scroll to top