turismo,
90 seg

Ep. 2084 Filipa Brandão – Projeto FOOD ZONE quer promover a participação de produtores locais no turismo gastronómico

October 02, 2025

A ideia é desenvolver experiências de turismo gastronómico trabalhadas em parceria com os produtores locais.


Filipa Brandão, professora na Universidade de Aveiro (UA) e investigadora na Unidade de Investigação sobre Governação, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), está a desenvolver o projeto FOOD ZONE com o objetivo de trazer os pequenos produtores alimentares para dentro do ecossistema turístico.

O projeto FOOD ZONE visa desenvolver nestes pequenos produtores alimentares competências digitais, de sustentabilidade, inclusão, e empreendedorismo, para que eles possam entrar neste ecossistema, e também capacitar as empresas do setor do turismo com competências para desenvolver experiências de turismo gastronómico regenerativo em colaboração com os pequenos produtores locais.

A nível do turismo gastronómico, este projeto propõe que hotéis e restaurantes desenvolvam experiências como provas de vinho ou de produtos alimentares, e que envolvam os pequenos produtores na conceção de ementas com base em produtos locais.

O objetivo é que todas estas atividades tenham uma intervenção o mais alargada possível dos pequenos produtores locais, seja através do fornecimento destes produtos de forma direta, seja a partir da sua inclusão nas próprias experiências.

Por exemplo, em Aveiro são realizados workshops de ovos moles, um doce tradicional da cidade que é muito valorizado por quem a visita.

“Estes workshops podem ser feitos com recurso a produtos locais de uma receita que é local, e que faz parte da nossa tradição e da nossa cultura, e de uma forma em que as pessoas que detêm este conhecimento possam ser elas próprias a cocriar estas atividades juntamente com os turistas”, acrescenta.

O projeto FOOD ZONE – Supporting the Skills of FOOD Producers, SMEs and the Tourism Ecosystem through the Development of Regenerative Food Tourism Experiences é financiado pelo programa Erasmus+ e conta com a participação de instituições de Espanha, França, Chipre, Montenegro, Eslovénia e Portugal.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UA | GOVCOPP

Imagem Banner: DR

Scroll to top