turismo,
90 seg

Ep. 1363 Andrea Zita Botelho – Projeto SCAPETOUR promove o potencial turístico das paisagens marinhas e costeiras dos Açores

July 06, 2022

ep1363_interiorEste projeto visa promover e avaliar trilhos de turismo sustentável no arquipélago dos Açores.


Andrea Zita Botelho, investigadora no CIBIO na Universidade dos Açores (UAC), está a desenvolver o projeto SCAPETOUR com o objetivo de avaliar, valorizar e promover as paisagens marinhas e costeiras dos Açores.

O SCAPETOUR parte de uma avaliação multicritério que visa avaliar componentes aliadas à biodiversidade, aos elementos geológicos existentes nos locais, e aos fatores singulares presentes nas zonas mais impactadas pelo turismo.

A ideia é fazer um levantamento das boas práticas associadas ao turismo da região mas também identificar locais e actividades que necessitem de intervenção.

Este projeto pretende assim quantificar a qualidade de cada trilho, atribuindo-lhe uma pontuação, que servirá de base para o desenho de estratégias de gestão para cada local.

O objetivo deste projeto insere-se não só na avaliação dos troços já existentes mas também na proposta de novos percursos aliados a cada uma das atividades de turismo de natureza, seja ele de passeio, de aventura, ou associado a desportos radicais.

Este projeto está a trabalhar nas ilhas de Santa Maria, de São Miguel, Flores, e Pico, e neste momento já foram efetuadas avaliações dos troços existentes nestas ilhas.

A equipa de Andrea Zita Botelho está agora concentrada no desenho de novos percursos para cada uma das ilhas em estudo.

O projeto SCAPETOUR – SeasCAPEs promotion to diversity TOURristic products é financiado por fundos europeus no âmbito do programa Açores 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CIBIO

 

Scroll to top