Este projeto pretende encontrar soluções para manter o setor do turismo ativo durante futuras pandemias.
Manuel Au-Yong Oliveira, professor no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro (UA) e investigador no GOVCOPP – Governação, Competitividade e Políticas Públicas, coordena o projeto TOUR-X, uma iniciativa que visa desenvolver ferramentas para promover o turismo virtual.
Os principais objetivos deste projeto passam por evitar que uma futura pandemia, como a de COVID-19 volte a parar o turismo por completo.
Nesse sentido, está a ser desenvolvida uma torre de vigia que previna a debandada geral do turismo para outras áreas caso ocorra um cenário similar aos períodos de confinamento que tiveram lugar entre 2020 e 2021.
Esta torre de vigia parte de um plano de ação e formação, que inclui cursos online, e formação de formadores, com a ambição de chegar ao maior número de intervenientes possível.
Por exemplo, está atualmente a ser desenhado um inquérito que pretende chegar a 5 mil pessoas.
Foi também já publicado um livro em 2024 que procura definir as competências necessárias para o futuro do turismo.
Essas competências passam pela gestão, pela liderança, e pela sustentabilidade, mas acima de tudo é dado destaque às competências digitais.
“Se houver uma virtualização do turismo, em que as pessoas podem viajar sem sair de casa, o turismo não vai parar”, reforça.
Manuel Au-Yong Oliveira e a sua equipa pretendem assim fomentar e impulsionar o turismo virtual, para proporcionar experiências seguras e evitar que este setor volte a parar por completo, como aconteceu com a anterior pandemia de COVID-19.
O projeto TOUR-X – CoVEs for the Tourism Industry é financiado pelo programa ERASMUS+ e conta com a participação de 23 instituições de Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, China e Portugal.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UA | GOVCOPP