ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 2107 Miguel Ferreira – Que papel têm os video abstracts na comunicação e na divulgação de ciência?

November 04, 2025

Um video abstract é um resumo audiovisual de um artigo científico.


Miguel Ferreira, comunicador de ciência e investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE UC), estudou o papel dos video abstracts na comunicação e na divulgação de ciência.

O video abstract traz consigo muitas vantagens, desde logo aumenta o impacto da produção científica, é útil para desconstruir fenómenos complexos e por vezes muito difíceis de descrever e de explicar, e também pode ser utilizado como uma ferramenta educacional.

No seu projeto de doutoramento, Miguel Ferreira trabalhou com video abstracts nas áreas da ecologia e do ambiente. Este trabalho foi dividido em três grandes fases. Uma primeira fase onde foram categorizados e inventariados video abstracts, com o intuito de perceber tudo o que existia nesta área.

A segunda fase consistiu na reunião de um painel de especialistas com o objetivo de perceber o que era mais e menos valorizado num video abstract.

Na terceira e última fase Miguel Ferreira trabalhou com professores e alunos do secundário, para tentar perceber de que forma é que esta ferramenta poderia ser utilizada em contexto escolar.

Durante estas três fases foram produzidos dois video abstracts originais de áreas distintas, com base na produção científica do Centro de Ecologia Funcional.

Este trabalho permitiu concluir que um video abstract deve ser curto, deve ter imagens reais e pequenas animações para descrever processos mais complexos, deve ter um bom som, e deve ser narrado.

Um bom video abstract pode ser utilizado como uma ferramenta para alcançar novas audiências e deve ser produzido de uma forma colaborativa e multidisciplinar.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CFE UC

Scroll to top