eng. química,
90 seg

Ep. 2112 André Torres Pinto – Investigação desenvolve técnicas para remover poluentes orgânicos de águas residuais

November 11, 2025

Estas técnicas têm por base o uso de nanomateriais para remover resíduos orgânicos de origem agroindustrial assim como compostos farmacêuticos.


André Torres Pinto, investigador no LSRE-LCM do Laboratório Associado ALICE na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver nanomateriais com propriedades catalíticas para a remoção de poluentes orgânicos encontrados em águas agroindustriais e em águas residuais urbanas.

Nas águas agroindustriais são encontrados diferentes tipos de compostos fenólicos provenientes da indústria do azeite que é bastante forte em Portugal. Enquanto nas águas residuais urbanas, é comum encontar compostos farmacêuticos que são eliminados pelas estações de tratamento de águas residuais (ETARs).

Este trabalho tinha como foco a remoção deste tipo de compostos das águas usando nanomateriais  que poderiam ser ativados através de fotocatálise, de eletrocatálise ou através do acoplamento das duas técnicas por fotoeletrocatálise.

No caso da fotocatálise, os nanomateriais são ativados através da irradiação de luz visível, levando à geração de espécies capazes de oxidar os poluentes presentes nas águas que foram testadas.

Já a eletrocatálise partiu de um sistema desenvolvido em conjunto com a Universidade de Vigo em que através da aplicação de uma fonte externa de energia, era possível ativar os nanomateriais para a remoção de compostos orgânicos selecionados, também por via da sua oxidação.

A integração destes dois processos de foto e eletroativação levou ao desenvolvimento da tecnologia de fotoeletrocatálise que resultou numa remoção ainda mais eficiente dos compostos que foram estudados no âmbito deste trabalho.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP | LSRE-LCM

Scroll to top