física,
90 seg

Ep. 2129 José Matias Lopes – Experiência conseguiu detetar neutrinos emitidos pelo Sol

December 04, 2025

Neutrinos são partículas subatómicas que têm origem no núcleo dos átomos e que são emitidos através de radiação como resultado de determinadas reações nucleares.


José Matias Lopes, investigador no Laboratório de Instrumentação Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da Universidade de Coimbra (UC), está a estudar partículas subatómicas, os neutrinos, emitidas pelo Sol.

Os neutrinos são conhecidos há muito tempo, no entanto só em 2017 é que foi possível provar que estas partículas podem ser medidas em laboratório em condições muito favoráveis. Por exemplo, recentemente foi possível medir neutrinos emitidos diretamente do Sol.

Estes neutrinos foram detetados num sistema ultrassensível que está colocado debaixo de uma montanha em Itália e que foi criado para a deteção de eventos muito raros, em particular para a matéria escura.

Este sistema de deteção funciona como uma panela gigante com cerca de 2 metros de altura por 2 metros de diâmetro, onde se encontram várias toneladas de xénon liquefeito a menos 90 graus centígrados.

“Para nós ficarmos com uma ideia do difícil que é ver eventos deste género, imaginemos que queremos ouvir um som muito baixo e estamos numa sala muito barulhenta, não conseguimos ouvir, portanto o que nós temos de fazer é baixar o nível de ruído ambiente. Nesta analogia, o ruído é a radiação emitida pelo nosso planeta e pela atividade humana, e nesta experiência conseguimos baixar a radiação para níveis sem precedentes na História”, explica.

Ou seja, este laboratório é o local com menos ruído de radiação no nosso planeta, e é graças a isso que foi possível observar um fenómeno extremamente raro e com um sinal muito pequeno.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | LIBPhys

 

Scroll to top