
Está a ser desenhado um website que aglomera os dados de avaliação de desempenho dos alunos nos diferentes estados-membros da União Europeia.
Paulo Moreira, professor na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e colaborador no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), participa no projeto LineUp, uma iniciativa que visa identificar os fatores que contribuem para as desigualdades na educação a nível europeu.
O primeiro objetivo deste projeto é identificar que tipo de dados sobre as trajetórias dos estudantes existem em cada país. Ou seja, como é que cada país está a monitorizar os seus resultados.
E em segundo lugar, que variáveis cada base de dados tem. Por exemplo, no Norte da Europa são avaliadas variáveis de bem-estar e de qualidade de vida do estudante, enquanto em outros países, são apenas avaliadas competências básicas de desempenho em disciplinas como a matemática e a língua materna.
Para tal, o LineUp vai realizar análises país a país com o intuito de perceber para cada estado-membro quais os principais preditores de desigualdade nas trajetórias académicas.
Estes dados irão contribuir para uma maior compreensão acerca do peso relativo de cada variável em comparação com as restantes.
O objetivo final deste estudo é criar um website que contenha as basas de dados de cada país, para que cada utilizador possa fazer análises com base nos dados mais recentes e fidedignos.
Este website irá seguir as guias gerais de acesso aberto, de forma a promover a democratização do acesso à informação.
O projeto LineUp é financiado por fundos da Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte Europa.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD | CIDESD
